. Filosofando Filosofando ~ Forja de Hefestos - Opinião Independente

🌍 Use Translator (By Google)

Filosofando

A Filosofia quando encarada como um fim em si mesma fica reduzida ao fim que lhe derem


A filosofia a favor do conhecimento

Parece persistir no julgamento popular a ideia de que a finalidade da Filosofia seja a de destruir as crendices atacando seus alicerces ideológicos. No entanto, ao figurarmos que a crendice nada mais seria do que a manifesta predisposição do crédulo em crer, precisamos compreender que não podemos promover o fim da crendice sem propor, ainda que sub-repticiamente, a extinção daqueles que se apresentam naturalmente inclinados a crer.
Não é ensejo da Filosofia promover uma inquisição nos moldes do proselitismo medieval, impondo um juízo universal ao pensamento e condenando os renitentes ao ostracismo da indigência intelectual, não. Os jovens filósofos que parecem assumir para si esta missão quixotesca nada mais fazem do dar vida aos dragões que, sem a importância que lhes dão, não passariam de moinhos de vento.

A Filosofia pretende quando muito causar um salutar desconforto á crendice, induzindo ao crédulo a repensar as bases de suas convicções. Ao desequilibrar as bases do conformismo, justificado ou não, o criticismo filosófico tira as crenças da área de conforto monolítico em que se encontram, ao tempo que disponibiliza métodos e técnicas criteriosas que tornem o repensar dos ideais produtivo para quem se predisponha a entender suas motivações.

Sempre haverá a possibilidade de que, ao reavaliar criticamente os alicerces de suas convicções, alguém encontre razão para reafirmá-las. Mesmo que depois da análise crítica dos preconceitos adquiridos alguém possa reiterar racionalmente aquilo em que acredita, a Filosofia terá cumprido seu objetivo. O fazer pensar e pensar criticamente.

Vemos então o caráter construtivo da Filosofia, que contrasta com o senso comum de uma suposta  necessidade da destruição dos valores acumulados ao longo do percurso da humanidade.

A Filosofia quando encarada como um fim em si mesma fica reduzida ao fim que lhe derem, não contribuindo para a construção de nada novo. Mas, se vista com um meio de compreensão do que nos cerca e de nós mesmos inseridos neste contexto, a Filosofia é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento social.
Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será respondido em breve.

-

COMPARTILHE COM OS AMIGOS 🧡

POLÍTICA - A GUERRA NA UCRÂNIA

  Quem será o maior derrotado no conflito na Ucrânia? Haverá vencedores? O que dizem os especialistas? Hoje, dia 15 de março de 2022, se com...

Pesquise um Assunto🔎

Faça uma Doação 💲

Faça uma Doação 💲
Com o apoio de leitores como você muitas melhorias já foram feitas. Ajude a manutenção do site doando qualquer valor. Obrigado a todos. 💝

Chave PIX 🔑

forjaartpress@gmail.com

Seguidores 🙋‍♂️🙋‍♀️

Recomendados 📚

VALE A LEITURA 📖

Formulário de Contato✍

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas