.

🌍 Use the Translator (By Google)


👍 Deixe um joinha nos comentários 😉

Filosofia - "Eu Só Sei Que Nada Sei"

Só sei que não foi Sócrates quem disse isso


apologia_de_socrates

Responda rapidamente: quem disse a célebre frase que tem ocupado a mente de filósofos e pensadores de nosso tempo?

Esta frase tão famosa tem sido injustamente usada por alguns para exemplificar a essência do agnosticismo, conforme proposto nos primórdios da filosofia moderna. Alegar que nada se sabe tornou-se quase como um mantra pelos pretensos iniciados na arte da análise crítica do conhecimento. Em vista destas observações, você talvez esteja entre os que acreditam piamente que foi Sócrates quem afirmou ser sábio por saber que nada sabe. Mas perceba que você pode ter sido enganado por todo o tempo em que teve esta certeza.

Sócrates nunca disse esta frase!

Não se encontra em nenhum dos escritos de Platão, onde ele conta a vida e os ensinos de Sócrates, qualquer frase que possa ser interpretada como afirmando este paradoxo. Ora, quem sabe que nada sabe, sabe alguma coisa e portanto não pode dizer que nada sabe. Dizer-se sábio enquanto confessa que nada saber é uma contradição gritante. No entanto há quem defenda que justamente neste paradoxo insolúvel estaria a essência da verdadeira filosofia.

Paradoxos assim só servem para criar em torno da filosofia uma aura de mistério exclusivista, com pretensões de torná-la uma matéria falsamente obscura, à qual somente pessoas especialmente dotadas podem ter acesso. Na realidade não passa de uma mistificação desnecessária do conhecimento.

Mas se Sócrates não disse "Eu só sei que nada sei", o que de fato ele disse?

Leia Também:
Lemos na "Apologia de Sócrates por Platão" a partir do texto grego, segundo a tradução para o português feito pelo linguista André Malta (Editora L&PM):

“Sou sim mais sábio que esse homem; pois corremos o risco de não saber, nenhum dos dois, nada de belo nem de bom, mas enquanto ele pensa saber algo, não sabendo, eu, assim como não sei mesmo, também não penso saber... É provável, portanto, que eu seja mais sábio que ele numa pequena coisa, precisamente nesta: porque aquilo que não sei, também não penso saber.”

Os leitores talvez concordem que dizer que nada sabe enquanto afirma saber alguma coisa, além de contraditório, é bem diferente de dizer: "Eu não penso que sei o que não sei".

Esta é a frase sobre a qual talvez se pudessem erguer os fundamentos do agnosticismo, porque quem pensa que já sabe alguma coisa, quando não sabe, também já não quer mais saber. Em reconhecer que não se sabe mais do que pode se provado reside a semente da verdadeira busca pelo conhecimento ulterior. A experiência mostra que o conhecimento só pode ser alcançado a partir de uma ciência preexistente, que lhe sirva de base e aponte uma direção, para que a busca não se torne aleatória e, no mais das vezes, infrutífera.

Isaac Newton escreveu: "Se vi mais longe foi por estar de pé sobre os ombros de gigantes".
Pelo conhecimento recebido dos "gigantes" que vieram antes dele, Newton partiu do que já se sabia para um entendimento melhor. Ser sábio é ter humildade para reconhecer as limitações do conhecimento em dado momento, sem no entanto menosprezar o que foi recebido daqueles que percorreram o caminho antes. Um primeiro passo, que pode nos levar mais longe do que eles chegaram.
Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será respondido em breve.

-

COMPARTILHE COM OS AMIGOS 🧡

Impeachment Especial - O Tripé da Denúncia (Parte I)

O primeiro pilar em que se fundamenta o pedido de impeachment: o erro da presunção de inocência A Doutora Janaína Paschoal, na defesa que...

Pesquise um Assunto🔎

Faça uma Doação 💲

Faça uma Doação 💲
Com o apoio de leitores como você muitas melhorias já foram feitas. Ajude a manutenção do site doando qualquer valor. Obrigado a todos. 💝

Chave PIX 🔑

forjaartpress@gmail.com

Seguidores 🙋‍♂️🙋‍♀️

Recomendados 📚

VALE A LEITURA 📖

Formulário de Contato✍

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas